Círio de Nazaré leva milhares de pessoas para as ruas de Belém

0
1583
Foto: Jorge Luiz

O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa de fé cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre todos os anos em Belém do Pará, sempre no segundo domingo de outubro. A festa religiosa dos paraenses contou com inúmeras procissões, sendo a maior delas a do Círio, onde a imagem peregrina saiu da Catedral da Sé às 6h30 em direção à Basílica Santuário de Nazaré, onde reuniu mais de 2 milhões de fiéis.

A tradição do Círio ocorre há mais de duzentos anos, desde 1793, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, com a imagem da Santa sendo conduzida em uma berlinda decorada especialmente para o festejo.  Os fiéis puxam a berlinda por meio de uma corda de 400 metros, cordas que é bem disputas pelos devotos para pagar promessa.

Milhares de fiéis vão para as romarias e procissões em um único propósito: pedir a nossa mãezinha de Nazaré uma bênção ou agradecer uma bênção conquistada. Esse é um dos momentos que marcam todos os promesseiros de vários cantos do Brasil.

História que só acontece no Círio

O Círio de Nazaré nos proporciona coisas maravilhosas e bênçãos para a vida toda. Uma dessas coisas boas de fé aconteceu em 2012 com a Jovem Letícia Oliveira, e Jessé Lima, ambos atualmente com 26 anos.

Numa chuvosa tarde de sábado os jovens estavam no ônibus sentido Avenida Nazaré, em Belém, foram pegos de surpresa pelo o fechamento das vias de acesso ao centro da cidade, não tinha outra saída se não fosse descer e andar. Foi nesse momento que os dois se divertindo da situação se conheceram e prosseguiram andando e conversando até os seus destinos, quando chegaram aos seus locais trocaram telefones, e até os dias de hoje essa amizade construída no Círio de Nazaré se mantém.

“Essa amizade é a pureza de um momento tão lindo que é o Círio. Vivemos um momento muito violento em nossa cidade, tudo e todos podem representar o mal, temos medo de tudo e de todos. E nossa amizade começou dentro de um ônibus, pelo meio da rua, e o incrível: não tivemos medo um do outro, seguimos juntos, trocamos telefones e até hoje não nos perdemos, uma amizade completamente livre de interesses e medos, foi ou não foi uma das purezas mais lindas, que o Círio nos proporcionou (risos)?” disse Letícia Oliveira.

Essa amizade que aconteceu por acaso completa 6 anos, em mais um momento especial de fé e devoção a nossa senhora de Nazaré.

“Foi um momento muito engraçado, a gente ali sem saber o que fazer parado no meio da rua, vendo aquela multidão de pessoas andando. Foi quando eu perguntei para onde ela iria como o destino dela era o trajeto do meu, a gente seguiu a caminhada, e achando graça do ocorrido. Hoje completamos 6 anos dessa amizade divina, agradeço a nossa mãezinha por ter me proporcionado uma amizade tão especial como dela”, disse Jessé Lima.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here