Evento sobre empregabilidade de pessoas LGBTI+ contou com o apoio da ABRH-PA

0
46

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição no Pará e Amapá, com apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH-PA, deu início na última sexta (19), em Belém, ao evento “Empregabilidade Trans: A Inserção do Público LGBTI+ no Mercado de Trabalho”. O evento discutiu, de forma de esclarecimento ao público na Justiça do Trabalho, a valorização da diversidade como valor e as políticas de inclusão no mercado de trabalho dessa parcela da população.

Especialistas de renome nacional, magistrados, servidores, advogados, estudantes e representantes de empresas e de entidades que selecionam profissionais para o mercado participaram do primeiro dia do evento, que foi realizado pelo Programa Trabalho Seguro e pela seção Socioambiental da entidade.

A mesa de abertura contou com a presença da desembargadora Suzy Koury, presidente do tribunal; do desembargador Sérgio Rocha, presidente do comitê gestor regional do Programa Trabalho Seguro, e do Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Paulo Izan Coimbra da Silva júnior.

A presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, ressaltou que o Tribunal cumpre um importante papel ao trazer o tema para discussão no âmbito da Justiça do Trabalho.
Após a mesa de abertura, o secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI, Reinaldo Bulgarelli, que é finalista do Prêmio Claudia deste ano, uma das principais premiações no segmento de revistas nacionais, proferiu a palestra intitulada “A Diversidade como um valor e instrumento de desenvolvimento da sociedade”. Com larga experiência com o terceiro setor e desenvolvimento de projetos em parceria com organismos internacionais e empresariais, Bulgarelli destacou que o momento atual requer das empresas a necessidade de interagir com seu público, e essa aproximação passa pela questão da diversidade, de trazer esse profissional LGBTI para dentro das organizações.
A programação do primeiro dia do evento ainda abordou as políticas de inclusão dos LGBTI+ com a realização de um painel com a presença dos ativistas Heitor Sebastian e Bruna Lorrane e um workshop para empregadores com a diretora de diversidade da ABRH, Jorgete Lemos. O evento é gratuito e aberto ao público externo, e prossegue nessa segunda-feira (22), às 9h da manhã, com três palestras no auditório do TRT8, na Praça Brasil. A primeira delas é “Cidadania Sexual: Estratégia para as ações inclusivas”, que será proferida pelo professor doutor pela universidade de Harvard, Adilson José Moreira. As demais palestras terão início às 10h30, e serão ministradas em painel formado pelo desembargador presidente do TRT20, Thenisson Dória, e pela desembargadora presidente do TRT8, que discorrerão sobre “Diversidade – como estamos tratando esse tema?”.

 

Com informações da Ascom TRT8

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here