emater:-plantio-de-soja-do-rs-avanca-mais-lentamente-e-vai-a-84%-da-area
Emater: plantio de soja do RS avança mais lentamente e vai a 84% da área

O plantio avançou oito pontos percentuais em relação à semana anterior em solo gaúcho

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja da safra 2023/24 do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores do Brasil, avançou mais lentamente nesta semana devido a chuvas para 84% da área projetada, ainda que as atividades não tenham sido paralisadas, disse a Emater em boletim nesta quinta-feira (14).
“A semeadura da soja prosseguiu em um ritmo mais lento que nas duas semanas anteriores, influenciada pela elevada umidade no solo e pela recorrência de chuvas em parte do Estado, especialmente ao Norte”, afirmou.
“No entanto, mesmo nessas áreas de maior volume acumulado… houve a possibilidade de realizar a semeadura em pequenas janelas temporais”, disse.
O plantio avançou oito pontos percentuais em relação à semana anterior.
Com um plantio atrasado desde o início pelas chuvas excessivas no Sul, o ritmo está atrás da média histórica de 90% para a época, mas agora ficou mais próximo da média de 2022 (85%).
Todas as lavouras estão em germinação ou desenvolvimento vegetativo.
“O desenvolvimento da cultura evidenciou melhorias significativas, com emissão mais rápida de folhas e aumento perceptível na área foliar. As lavouras semeadas entre o final de outubro e a primeira quinzena de novembro apresentam boa recuperação no crescimento, contudo, ainda exibem caules finos e folhas basais de tamanho reduzido”, comentou.
No caso das lavouras semeadas a partir de 15 de novembro, “observa-se emergência mais uniforme e desenvolvimento inicial das plantas dentro da normalidade, com folhas bem desenvolvidas desde o momento da emergência”, segundo a empresa de assistência técnica ligada ao governo gaúcho.
(Por Roberto Samora)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui