Os terroristas do Hamas divulgaram, nesta segunda-feira (18), um vídeo no qual um refém pede para ser resgatado pelas Forças de Defesa de Israel “custe o que custar”.
A filmagem exibe três idosos, mas apenas um aparece falando. Ele se apresenta como Haiem Bery, de 79 anos, e afirma que há pessoas com doenças crônicas vivendo em “condições extremas” nos cativeiros.
“Nós não entendemos por que fomos abandonados aqui. Vocês precisam tirar a gente daqui, custe o que custar”, afirma Bery.
O israelense afirma que ele e os demais foram responsáveis pela construção do Estado de Israel e faz um apelo: “Não nos deixem envelhecer aqui”.
No vídeo, os idosos estão com os cabelos raspados, barba longa e usam a mesma camiseta branca.
Os terroristas do Hamas realizaram um ataque surpresa contra Israel no dia 7 de outubro. A ação massacrou 1.200 pessoas e ainda 240 civis e militares foram sequestrados.
Após a trégua do fim de novembro, quando cerca de 100 reféns foram libertados, estima-se que cerca de 130 pessoas continuam em cativeiros na Faixa de Gaza.
Em resposta, o Exército israelense realiza intensos bombardeios para destruir a infraestrutura usada pelo Hamas e para tentar eliminar suas lideranças.